Somos ávidos por conhecimento e melhores práticas para a produção do nosso chocolate saudável. Para isso, fomos em busca conhecer a produção do cacau em sua origem, além de acompanhar se tudo ocorre de maneira sustentável.
“Quando se tem um propósito na vida em forma de uma entrega profissional, você não tem simplesmente uma empresa, você tem uma missão!” Vica Dias, fundadora da Chocolife.
E foi em busca desta missão, que Vica atravessou o Brasil e realizou a “Expedição do Cacau” para acompanhar de perto a colheita do cacau, pois entendemos que cada mão que manuseia uma etapa da cadeia de produção é importante.
A “Expedição do Cacau” tinha como principal objetivo, além de acompanhar de perto a colheita do cacau, mostrar aos nossos consumidores o porquê a Chocolife é tão especial, tanto em sua missão, como em seus valores, onde valoriza o produto nacional, sempre preocupada com o meio ambiente, além de se orgulhar do nosso imenso e rico Brasil.
O corte do cacau é feito diretamente dos campos de plantação e a colheita é realizada nos períodos de maio a agosto, assim como o processo de descasque e separação da casca e do miolo, que é enviado para fermentação.
A segunda etapa é o processo fermentação, feito de forma diferenciada, de acordo com as exigências do mercado, onde de 5 a 7 dias, o cacau fica em descanso em folha de bananeira, já que estas possuem fundos benéficos que aceleram esse processo.
A terceira e quarta etapa foi o de secagem na lona, onde o cacau fica exposto para que junto a natureza, concentre suas principais proteínas.
Em seguida, passa para ventilação do cacau e por fim o ensacamento e envio para exportação, onde tudo é feito de acordo com os padrões de qualidade exigidos pelo mercado.
O solo amazônico traz a riqueza de ser um solo irrigado naturalmente, por isso é um grande influenciador de sabor e nutrientes de qualquer alimento, pois a floresta é rodeada de igarapés, ou seja, riachos que nascem na mata e desaguam no rio. Esse fator elimina a necessidade de irrigação artificial.
Além dos igarapés, o cultivo de cacau amazônico também é enriquecido com o plantio de frutas amazônicas ao meio das plantações de cacau, o que faz com que o solo fique cada vez mais rico e as notas aromáticas do cacau se evidenciem.
Os produtores utilizam máquinas e equipamentos próprios para realização da carga dos sacos de cacau e com todo cuidado necessário.
“Comprovar que o processo é realizado com cuidado e respeito foi fundamental, pois a Chocolife não compactua com qualquer tipo de exploração animal ou humana” Vica Dicas.
Com todo esse conhecimento, a Expedição do Cacau tornou-se uma multiplicação de experiências enriquecedoras para a Chocolife e seus colaboradores, onde os clientes podem ter, mais ainda, a certeza de que a empresa não apenas se preocupa em produzir e vender seus chocolates saudáveis, e sim, oferecer produtos de qualidade, livre de alergênicos, como glutens, lácteos, soja, garantindo aos seus consumidores, o verdadeiro chocolate sem açúcar, chocolate funcional, entre outros produtos derivados do cacau e com as melhores propriedades nutricionais.
Quer saber mais? Assista a Expedição do Cacau completa logo abaixo!